Se você não percebe o quanto desenhamos todos os dias, está bem claro porque desenhamos para ficar perfeito aquele trabalho de escola, desenhamos para postar sempre coisas novas em redes sociais ou em nossos sites, desenhamos para sair nas ruas e gritar por luto de algo ou manifestar aquilo que sentimos sobre tal assunto e desenhamos para colocar nossos sentimentos e imaginações dentro do papel. Mesmo para aqueles que desenham igual a Frida Kahlo que sempre pintou a realidade e nunca os seus sonhos(o que isso significa?Bom, significa que ela pintou o que ela vive de verdade e não o que ela imaginou e veio à cabeça.)
Mesmo assim, não significa que não precisem pintar algo imaginário, pode até desenhar ou montar um desenho de um amigo imaginário que você teve quando criança ou ainda tem, desenhar aquelas figuras que são de lendas mitológicas e folclóricas, desenhar algo original ou até mesmo aquele desenho animado que você gosta. Isso depende de cada pessoa e cada artista.
Agora sem mais conversa, já passei algumas dicas de como você pode começar a desenhar. E primeiro de tudo preste atenção:
- Desenhando traços(É ridículo isso!)
Você pode até achar ridículo, mas os traços são a base de tudo, mesmo para aqueles que não sabem desenhar. Mas qualquer artista profissional sempre começa com esboços e traços simples, mas também não fazem desenhos ridículos como esse acima. Mas, se você perceber bem, são apenas traços e o começo de tudo, até porque logo, logo o desenho vai começando a aparecer. Não acredita nisso?Então vamos ao próximo tópico;
- Desenhando mal(Tem certeza?)
Você acha que o primeiro desenho que mostrei no primeiro tópico é desenhar mal? Então espera pra ver esse aqui:
- Desenhando bem(Nem sempre)
Como mostrei no tópico anterior, a figura que era pra ser o Justin Bieber perfeito parece um monstro enrugado com cara de babão. Ou seja, a pessoa pode até desenhar bem, mas nunca se sabe qual artista desenha os traços melhores. A pessoa devia praticar mais, o que nos leva ao próximo tópico.
- Praticando(Agora sim!)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOkWh1Om7x-6Rte4PchDegGiyXOoxwO8Nd4HjEpWHe5dNKhoEwvzty2AEYWzrKxn_fUXzdG9fbAzUSvfzu361aAvY4WxNwyYdpEeGoGX2Fgq3BUIC5oMQygk6lkJ8JRUOlKLKLHaGNEdzT/s640/tra%25C3%25A7os.png)
Lembra desse primeiro desenho? Você achou ridículo,certo? Agora veja aos poucos na prática.
Este é o mesmo desenho, mas entrou em um processo diferente, e este foi o passo número um de progresso da pessoa. Não de pintar, mas de melhorar os traços nos formatos, apesar de continuar sendo palitos e traços. Agora continuando...
Este foi o segundo progresso, onde a pessoa começou a praticar seus traços através das formas, o que é muito importante saber disso.
Agora que ele melhorou a primeira parte chamada de traços, ele vai fazendo progresso na parte das cores fortes e claras. Trabalhando assim os detalhes do desenho.
Bom, se vocês não percebem, este é o primeiro passo para aprender a desenhar algo, pelo menos simples, mesmo que não faça sentido a você. Mas depois que fica bom nestes primeiros passos, você pode partir para começar a desenhar coisas mais difíceis como um prédio ou uma cadeira, e até mesmo o corpo de uma pessoa ou o rosto. Mas vamos com calma, paciência.
- Pegando os materiais certos(É obrigatório)
Nenhum desenho é feito somente de materiais simples e baratos, todos os materiais para desenho são caros, mas que valem a pena comprá-los. A minha mãe é professora, então ela sempre traz algo da escola onde ela trabalha, na qual as pessoas nem usam mais e fica dias e anos sem usar, quando deveriam estar utilizando.
Eu tenho um monte de papéis canson tamanho A3, elas são ótimas para fazer rascunho de um desenho que você quer passar para uma tela de pintura. Eu sempre faço isso, porque se fazer direto na tela fica muito ruim depois na hora de pintar, porque se errar um traço eu devo apagar, mas fica aquele borrão.
O mesmo vale para os desenhos em papéis, é sempre bom praticar, apagar e melhorar os traços. Foi difícil pra mim, mas aos poucos fui aprendendo a lhe dar com os erros e acertos da vida. Então comecei a ensinar outras pessoas tudo que aprendi abrindo um ateliê e um encontro que sempre acontece em local público e marcado.
- Conhecendo as normas(Fique atento)
- Desenho não é só arte(Desenho é tudo)
0 comentários:
Postar um comentário