Diana Yumi Tutoriais apresenta agora: Como escrever um livro?
1. Pense em uma ideia
Uma história não pode ser escrita de qualquer jeito, então a primeira coisa que você deve fazer é pensar no seu tipo de história. Se for drama, deve ser bem dramático, se for de aventura ou ação deve ter muitos tipos de desafios ou algo parecido.
Assim que você pensar no gênero da sua história comece a escrever, mesmo que seja um rascunho. Faça isso a cada dia e depois você pode voltar no início e corrigir algo se você quiser. Lembre-se que uma narração deve ser feita em primeira ou terceira pessoa.
Toda história deve ter um começo, meio e fim, assim como na redação. Então pense no objetivo da sua história. No meu caso por exemplo, estou escrevendo um livro baseado em fatos reais e a história não termina muito feliz, mas para fazer suspense eu estou dividindo o meu livro por coleções. O primeiro livro dessa coleção sairá ano que vem, em 2017. Logo, logo em 2019 ou até antes disso.
2. Decidir quem irá ilustrar os desenhos
Se você quiser trabalhar em equipe para poupar o seu trabalho em tudo, ache alguém que é bom em desenho e peça para ilustrar os desenhos do seu livro, principalmente se for um livro para um público específico como crianças e jovens. Agora se for um livro acadêmico, algumas matérias podem ter ilustrações também.
3. Revise e corrija, caso haja algum erro ortográfico e gramatical
Sempre que se trabalha em equipe é bem melhor, porque cada um faz a sua parte e você não precisa fazer o trabalho tudo sozinho. Bom, o livro só será aprovado se você como autor ler como um leitor. Imagine que o livro que você escreveu foi escrito por outra pessoa, comece a ler e veja se você encontra algum erro ortográfico, pode parecer que não vai ter, mas acredite, terá vários erros.
Se você estiver com dificuldades nessa parte gramatical, peça ajuda de alguém que é muito bom em português, se o seu professor de gramática ou redação concordar em te ajudar também é ótimo. Ou se você tiver um amigo ou um parente também é bom, o importante é saber ler, prestar atenção nos erros e revisar
Registre o seu manuscrito do livro original e corrigido na Fundação Biblioteca Nacional. Abaixo as instruções de como registrar o seu livro:
Como registrar seu livro na Fundação Biblioteca Nacional(passo a passo)
Pode ser que o site não esteja mais disponível ou esteja em manutenção e por isso não abre, mas você pode registrar as suas obras em escritórios estaduais encontrados em todo o Brasil, abaixo estão os contatos para registrar as suas obras de acordo com o seu estado. O seu registro irá valer para todo o mundo;
BA
Rua General Labatut, n° 27 - 3° andar - Barris
Salvador-BA
CEP: 40070-100
Tel:(0xx71)321-4555 Ramal 227
DF
Biblioteca Demonstrativa de Brasília (BSB)
Av. W3 Sul- EQS 506/07
Brasília-DF
CEP: 70350-580
Tel: (0xx61) 443-5682 / 443-0852
Fax: (0xx61) 443-9142/ 443-3163
ES
UFES- Universidade Federal do Espírito Santo
Av. FErnando Ferrari, s/n° - Goiabeiras
Vitória- ES
CEP: 29060-900
Tel: (0xx27) 335-2817
Fax: (0xx27) 335-2378/ 335-2379
MG
Praça da Liberdade, 21 - sala 302
Belo Horizonte- MG
CEP: 30140-010
Tel: (0xx31) 269-1166
Fax: (0xx31) 269-1108
GO
Goiânia- ainda não existe e por isso o endereço mais próximo é o de Brasília-DF
MT
Universidade de Cuiabá
Av. Beira Rio, 3.100 - Jd.Europa
Cuiabá- MT
CEP: 78015-480
Tel: (0xx65) 634-4101
E-mail: eda.mt@zipmail.com.br
PE
Biblioteca Pública Estadual Presidente Castelo Branco
Rua João Lira s/número - Bairro Amaro
Recife- PE
CEP: 50000-550
Tel: (0xx81) 221-3716 / 222-2669
RJ
Palácio Gustavo Capanema
R. da Imprensa, 16 s/1205 - 12° andar
Rio de Janeiro- RJ
CEP: 20030-120
Tel:(0xx21) 220-0039 / 262-0017
Fax:(0xx21) 240-9179
E-mail: eda@mincrj.gov.br
RN
Biblioteca Pública Câmara Cascudo
Rua Potengi, 535 - Petrópolis
Natal- RN
CEP: 59020-030
Endereços eletrônicos da Fundação Biblioteca Nacional:
- Departamento Nacional do Livro: dnl@bn.br
- Depósito Legal: deplegal@bn.br
- Divisão de informação Documental: dinf@bn.br
- Divisão de Obras Gerais: dioge@bn.br
- Divisão de Periódicos: diper@bn.br
- Escritório de Direitos Autorais: eda@bn.br
- Gabinete da Presidência: gabinete@bn.br
- Setor de Crusos: bncursos@bn.br
- Serviço de informática/Suporte: suporte@bn.br
SC
Universidade do Estado de Santa Catarina(Reitoria)
Av. Madre Benventura, 2007 - Itacarubi
Florianópolis - SC
CEP: 88035-001
Tel: (0xx48) 231-1590
Fax: (0xx48) 334-6000
site: http://www.udesc.br
SE
Universidade Federal de Sergipe
Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos
São Cristovão- SE
CEP: 49100-000
Tel:(0xx79) 212-6521 / 241-3995
E-mail: bicen@ufs.br ou justin@ufs.br
SP
FUNARTE- Espaço Mario Schenberg
Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos
São Paulo-SP
CEP: 01216-001
Tel: (0xx11) 825-5249
RS
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Biblioteca Central)
Av. Paulo Gama, 110 - Térreo
Porto Alegre- RS
CEP: 90040-060
Tel: (0xx51) 316-3402
E-mail: eda@bc.ufrgs.br
Mensagem da autora: Antes de enviar uma pergunta para mim, peço gentilmente que faça uma busca nos comentários abaixo(use Ctrl+F para facilitar). É provável que as perguntas já estejam respondidas!😉 Digo isso porque eu respondo cada comentário,tanto no blog quanto no meu canal do youtube, por isso eu vou responder apenas às perguntas mais frequentes.
- Por que registrar?
Você levou meses criando, escrevendo, revisando, fazendo e refazendo o seu livro, seja em equipe ou sozinho e agora finalmente está pronto! Sem dúvidas, você está com aquela vontade enorme de compartilhar o seu projeto escrito para todo o mundo, não é mesmo? E sair gritando por aí: Terminei!_ E finalmente mandar para os seus amigos compartilharem e mandar para as editoras.
Mas preste atenção, tem muita gente mal intencionada por aí que gosta de copiar ideias e quebrando uma das leis chamadas de plágio, o código penal lei 9610 (algo muito sério e considerada como crime no artigo 184).
Eu que sou autora sei muito bem disso, até porque quando os alunos fazem trabalho de escola principalmente é tudo (Ctrl+C + Ctrl+V = Trabalho pronto), mas a verdade é que copiaram, é plágio. E assim como trabalho escolar, isso também acontece com os autores que escrevem seus livros originais e os outros roubam suas ideias, geralmente pegam ideias de livros antigos e reescrevem novamente sem dizer uma especificação de onde foi retirado.
E quando se trata de um desenho, aqueles que não estão assinados com o seu ilustrador ou desenhista original, outros acabam pegando esse desenho e transformam em seu projeto, copiando e dizendo que foi feito por ele. E é por isso que você deve registrar a sua obra, assim, vão saber que você não cometeu nenhum plágio e que são todas as suas ideias originais.
O registro não é caro, e a maior vantagem que ele oferece é a segurança. Assim como explicado acima as razões disso, fica mais fácil provar sua autoria e garantir os seus direitos. Agora vamos logo ao assunto:
- Onde fazer o registro?
O registro deve ser feito na EDA(Escritório de Direitos Autorais) que faz parte da Fundação da Biblioteca Nacional. Não há opção de enviar por e-mail, você deve imprimir o seu manuscrito do livro e levar até lá ou enviar pelos correios.
- Quais os documentos necessários?
a) Sua obra: Para obras não publicadas, imprima uma única via. Não há uma regra para formatação do texto, mas eu recomendo Times New Roman, tamanho 12. Não grampeie nem encaderne.
b) Sua capa: É recomendado colocar o nome da obra e os dados do autor (Nome Completo, RG, CPF, cidade e ano). No computador, enumere as páginas e, depois de imprimir, rubrique TODAS as páginas. Para obras já publicadas, você deverá enviar dois exemplares.
c)Comprovante de pagamento da GRU: Como já disse, você precisa pagar pelo registro. O valor atual é de R$20,00, mas pode ser que sofra alterações com o tempo. Não envie dinheiro, o pagamento é feito através do boleto bancário gerado no próprio site. Para conferir o valor, faça o DOWNLOAD do arquivo.
d) Registro ou Averbação como Pessoa Física. O valor que você vai ter que pagar para registrar o seu livro é mais ou menos de R$300,00 pra baixo, ou até menos como R$55,00. O site de uma das opções que você escolher acima vai gerar um boleto que você deve pagar em qualquer banco, a não ser que ele esteja solicitando um pagamento que obrigatoriamente deve ser pago em (X) banco. O que você vai enviar é o comprovante de pagamento, grampeado e já pago. Você não precisa ter medo de enviar o comprovante original, mas é bom guardar uma cópia dele.
e) Requerimento de Registro ou Averbação: Para explicar melhor, é um formulário que você deve fazer o download no site da fundação, imprimir e preencher à mão. O formulário é dividido em partes (quadros), para facilitar o preenchimento, vou explicar cada um abaixo:
d) Registro ou Averbação como Pessoa Física. O valor que você vai ter que pagar para registrar o seu livro é mais ou menos de R$300,00 pra baixo, ou até menos como R$55,00. O site de uma das opções que você escolher acima vai gerar um boleto que você deve pagar em qualquer banco, a não ser que ele esteja solicitando um pagamento que obrigatoriamente deve ser pago em (X) banco. O que você vai enviar é o comprovante de pagamento, grampeado e já pago. Você não precisa ter medo de enviar o comprovante original, mas é bom guardar uma cópia dele.
e) Requerimento de Registro ou Averbação: Para explicar melhor, é um formulário que você deve fazer o download no site da fundação, imprimir e preencher à mão. O formulário é dividido em partes (quadros), para facilitar o preenchimento, vou explicar cada um abaixo:
- Informações sobre o registro -> Este quadro é para preenchimento do EDA, por isso você deve deixar em branco.
- Informações sobre a obra intelectual -> Insira, nos locais indicados, o título da obra, e se ela é inédita ou publicada. Em número de páginas, ele se refere à versão impressa que você está enviando. Não se preocupe com o número de páginas que a obra terá quando for diagramado no formato de livro.
Em gênero, escolha o que mais se adeque. Caso sua obra seja uma narrativa longa de ficção, você deve escolher o gênero Romance, isso se aplica mesmo que seja uma comédia ou história de terror. Caso esteja seguindo essas instruções de envio, em Técnica apresentação da obra intelectual você deve marcar a opção Digital/Impressa. (Há Empresas que aceitam arquivos digitais, mas o recomendado é que seja impressa e não digital[CD,DVD ou Pen-drive])
- Para obra intelectual publicada -> Como o próprio nome já diz, caso sua obra seja inédita, deixe esta parte em branco.
- Dados de Identificação -> Insira seus dados pessoais nos espaços indicados. Em ¨Nome¨, coloque seu nome real, pois há um espaço específico para ¨Pseudônimo¨. Em ¨Vínculo com a obra¨, marque a opção ¨Autor¨.
- Outro Requerente: Estes dois quadros são para outras pessoas que estejam relacionadas à obra, como tradutor, ilustrador, fotógrafo e toda aquela sua equipe na qual você obteve ajuda. Caso você seja a única pessoa, deixe estes espaços em branco.
- Responsável pelo menos: Caso o autor seja menor de idade, esta parte do formulário deve ser preenchido pela mãe ou pelo pai. Nesse caso, envie junto os documentos relacionados (RG,CPF do responsável). Esta pessoa vai contar no registro como ¨Representante¨ do autor. Caso seja maior de idade, deixe em branco.
- Declaração de Responsabilidade: Assine aqui para declarar que tudo o que disse é verdade, e que você se responsabiliza pela obra intelectual.
- Preencher quando a obra intelectual apresentada para registro for adaptação ou tradução: Mais uma vez, como o nome já diz, deixe em branco caso seja uma obra totalmente inédita.
- Observações: Deixe em branco
- Disposições Finais: Todos os requerentes devem assinar
- Preenchimento a cargo da Instituição: Deixe em branco.
Agora temos uma outra observação importante, que é a sua identificação. É preciso levar uma cópia do seu RG, CPF e comprovante de residência: Para evitar problemas, no caso do comprovante, dê preferência para contas de água, luz ou telefone.
- Para onde enviar?
Coloque tudo em um envelope bem grande (os Correios oferecem um envelope a prova dágua, que eu recomendo), e envie por Sedex ou Carta Registrada, para: Escritório de Direitos Autorais ou até para outros tipos de postos avançados presentes em diversas capitais brasileiras.
Depois é só aguardar a resposta. Se der algo errado, eles devolvem os documentos para que você regularize o que ficou faltando. Caso contrário, você irá receber um Certificado de Registro ou Averbação. Lembre-se de que eles enviam com AR, ou seja, alguém vai precisar estar em casa para assinar o recebimento. Guarde este documento com carinho! Se houver alguma confusão no futuro, apresente o certificado a seu advogado, que ele vai saber como preceder.
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