Está pronta para entrar no mundo verde e viajar pelos cantos do mundo? Então vamos lá! A primeira coisa que você irá precisar fazer é:
- Separe os seus documentos e tudo o que for preciso para se apresentar(identidade,carteira de motorista,título de eleitor,passaporte,carteirinha de estudante,carteirinha do professor,certidão de nascimento...). É mais recomendável que você faça uma cópia, caso haja alguma coisa.
- Prepare suas roupas, mas antes é preciso saber quantos dias você irá ficar fora, por exemplo:_ Eu costumo ficar fora durante 25 dias, então é recomendável que leve 7 mudas de roupas no máximo e todas as partes íntimas possíveis(nunca se sabe o tamanho da emergência). Agora, para aqueles que são viciados em entrar em uma loja de roupas, recomendo economizar dinheiro para comprar roupas e vestimentas no local onde você irá viajar.
- Se estiver com fome, bom... Eu explicarei o resto assim que você ler todas as etapas da nossa viagem. ;)
Seja Bem-Vindo
Este é o seu passaporte para um turismo sustentável, que vai mostrar o quanto atitudes simples podem tornar sua viagem recompensadora, mais integrada à natureza e mais aberta à cultura local, com muitos benefícios para a comunidade que o recebe.
O passaporte é um aliado do viajante que tem a preocupação com o meio ambiente cada vez mais presente no seu dia-a-dia. Conservar a biodiversidade e usar racionalmente os recursos naturais fazem parte dessa nova atitude de cuidado com os destinos turísticos. Este tipo de turismo respeita o meio ambiente, favorece a economia local e o desenvolvimento das sociedades que você visita.
Ao viajar pelas próximas instruções, você descobrirá caminhos e dicas importantes para cada fase da sua aventura. Comece agora, seja um turista responsável. Já que estamos falando em viagem e turismo, já ouviram a seguinte frase de Fernando Pessoa?
Ao viajar pelas próximas instruções, você descobrirá caminhos e dicas importantes para cada fase da sua aventura. Comece agora, seja um turista responsável. Já que estamos falando em viagem e turismo, já ouviram a seguinte frase de Fernando Pessoa?
¨As viagens são os viajantes. O que vemos não é o que vemos senão o que somos.¨
Você que gosta de viajar e se preocupa em cuidar dos lugares por onde passa tem no Passaporte Verde um item de bagagem indispensável em suas jornadas.
Iniciativa da Força-Tarefa Internacional para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável, a campanha Passaporte Verde traz dicas para estimular o turista a adotar uma postura responsável no turismo, mostrando de que forma seu comportamento pode contribuir para a conservação do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
No Brasil, a campanha é coordenada pelos Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
1. Faça as perguntas certas
Existem perguntas que todo turista sabe responder.
- Por que você escolheu determinado lugar?
- O que espera de lá?
- Quanto tempo pretende ficar?
- Vai de carro, ônibus, trem, barco, avião ou tudo isso junto?
- Vai sozinho, com a família ou com amigos?
Respondendo a essas perguntas, conseguimos escolher com mais facilidade como e para onde ir, onde nos hospedar e o que visitar. Mas existem outras perguntas que nem todo turista se faz e poucos sabem responder antes de decidir qual destino conhecer. São perguntas que fazem a viagem melhor para nós, para as pessoas que nos recebem e para o meio ambiente local e global.
Pense mais um pouco
Pense um pouco mais sobre esse lugar para onde vai. Tente se lembrar de como ficou sabendo dele e o que mais te atraiu.
- Que notícias você tem de lá?
- As áreas naturais e de preservação permanente são bem conservadas?
- As comunidades tradicionais têm seus direitos respeitados?
- Será que o esgoto é tratado e o lixo tem a destinação adequada?
- A cultura local é valorizada?
Afinal, todo mundo gosta de voltar para um lugar e encontrá-lo igualzinho ou ainda melhor ao que viu nas viagens passadas. Cada atitude sua pode também induzir outros turistas a se tornarem mais responsáveis e cuidadosos com o meio ambiente.
0 comentários:
Postar um comentário